quarta-feira, 9 de junho de 2010

A diversidade e suas maravilhas !

Parece-me que a necessidade de competir com o outro, de certa forma está relacionada com a dificuldade em compreender a diversidade humana tanto em seus aspectos amplos quanto profundos.

O mesmo ocorre quando ao notar uma diferença no comportamento alheio, tentamos 'enquadrá-lo' no nosso modo de ver e sentir, como sendo o melhor, ou mais coerente.

Veja, sempre que nos comparamos a outrem, surge de forma consciente ou não, um impulso de equiparação, o que é um equivoco, partindo do princípio que somos todos diferentes e que a competição tem como base a comparação, para então se classificar 'o melhor', 'o mediano' e 'o pior'.

É claro que possúimos muitos aspectos em comum, principalmente os relacionados aos aspectos sociais como cultura, etnia, educação, etc.

Porém, em se tratando de nossas potencialidades e debilidades, somos individualmente um universo de infinitas possibilidades.

A diversidade é uma das maravilhas da vida! É justamente nossa diversidade que nos une, pois se cada um fosse completo em sí, não precisaria do outro.

Sendo assim, cabe-nos aqui uma proposição: que tal tomarmos uma nova postura frente as diferenças? Ao invés de competirmos uns contra os outros, ou de nos incomodar com aquilo que nos parece estranho, vamos enchergar no outro novas possibilidades ! Novas possibilidades no pensar, no sentir, no falar, no agir !

Quem sabe assim poderemos aprender com o exemplo do outro e não necessariamente com os próprios erros.

Beijos,
Pri.

Um comentário:

Anônimo disse...

Linda mensagem! Ainda mais com o mundo competitivo que vivemos hoje, sempre o parâmetro tem sido nivelar por baixo para se sobressair. É triste pois todos poderíamos ganhar com a troca de experiência. Parabéns Pri!