terça-feira, 29 de junho de 2010

"Carpe Diem"


"Aproveite o dia de hoje"


Já pararam para pensar nessa frase? O que significa de fato aproveitar o hoje, o agora ?


Será que basta vivermos intensamente como se não houvesse amanhã, sem medir as consequências de nossos atos, sem se importar com os outros a não ser com a própria satisfação?


E o que é a própria satisfação afinal? Será que é entregar-se aos prazeres dos sentidos?


Talvez a nossa dificuldade em viver o hoje, em nos focar no momento presente, esteja relacionada com a dificuldade de escolher o que é melhor para nossa vida.


Quando pensamos no que é melhor para nossa vida, logo nos reportamos para o futuro, ou então comparamos com algo que ficou no passado. Mas, o que é o melhor para a nossa vida AGORA?


O mais curioso é que o "aqui e agora" é de fato a única coisa real, e no entanto, nos escapa com tanta facilidade. Vivemos então num mundo irreal, de conjecturas, de possibilidades, de memórias e de planos.


Quando finalmente conseguimos focar nossa atenção, nosso pensamento e coração no momento presente, percebemos que o que mais importa na verdade não é "o que", mas "quem".


O que mais importa no aqui e agora são as pessoas com quem estamos nos relacionando. Prestar atenção e olhar de verdade para o outro, seja em casa, seja no trabalho, seja na escola, ou mesmo na rua, no trânsito.


Quando olhamos para o outro, paramos de pensar no próprio umbigo e sem perceber, paramos de pensar no passado ou no futuro, porque o outro está no aqui e agora.


Nosso bem estar, está diretamente relacionado ao bem estar do outro, porque se o outro estiver bem, ele nos fará bem também.


Nesse contexto, "Carpe Diem" é viver o aqui e agora consigo e com o outro, em harmonia.


Boas reflexões ! !


Pri*