terça-feira, 29 de junho de 2010

Um pouco sobre Vinhos - capitulo 1 - Vocabulário básico

Queridos amigos,

Compartilho com vocês o que estou conhecendo sobre vinhos com a minha amiga Yacy, que trabalha em uma vinícola ao sul da França: a Vinovalie http://www.vinovalie.com/

Como o assunto é extenso, vou dividí-lo por capítulos, assim fica mais fácil também consultar por tópicos, conforme precisarem.



VOCABULÁRIO BÁSICO


Acidez - É sentida nas laterais da língua. Os ácidos são componentes fundamentais do vinho, pois proporcionam frescor e sabor ao vinho, além de protegê-lo contra as bactérias.

Adstringente - É o vinho com presença de "taninos verdes", que transmitem à boca a sensação de aspereza. São vinhos difíceis de beber quando jovens, mas melhoram com o envelhecimento em garrafa, quando os taninos se tornam menos agressivos.

Afinado - Vinho envelhecido em carvalho e equilibrado.

Baunilha - Os vinhos amadurecidos em carvalho têm sabores que lembram a baunilha, sendo levemente adocicados e agradáveis.

Bouquet - Presença de aromas complexos, intensos e diversificados adquiridos durante o envelhecimento em madeira fina e na própria garrafa.

Bouchoné - Termo francês que significa aroma desagradável de rolha atacada por mofo.

Chato - Vinho com falta de acidez e corpo pequeno.

Complexo - Aromas dentro de aromas que sugerem várias analogias diferentes de frutas, flores, madeira, etc.

Curto - Sem persistência gustativa .

Duro - Tânico. Característica de certos tintos jovens.

Encorpado - Sensação gustativa que denota força e estrutura, decorrente da boa graduação alcoólica. Firme - jovem e com estilo marcante.

Frutado - Termo que designa o conjunto de características olfativas dos vinhos jovens resultante da variedade da uva (aroma primário) e dos aromas pré-fermentados e de fermentação (aromas secundários). É uma característica que tende a atenuar-se e, por fim, a extinguir-se com o tempo, dando lugar a aromas mais evoluídos.

Harmonioso - Vinho que revela perfeito equilíbrio entre seus componentes principais (açúcares, ácidos, tanino, álcool, etc.), proporcionando sensações agradáveis devido a seu equilíbrio.

Glicerina - Substância presente no vinho que ameniza a rudeza das substâncias ácidas e tânicas, tornando-o redondo e aveludado.

Longo - Vinho cujos sabores permanecem na boca por um bom tempo após ter sido bebido.

Mosto - Suco de uvas frescas, ainda não fermentado, em que podem permanecer as partes sólidas da uva.

Nervoso - Rico em acidez, vivaz. Qualidade dos vinhos jovens, principalmente os brancos.


É isso aí. Amanhã publicarei o capítulo 2: DICAS DE ESCOLHA E COMPRA

Pri *

2 comentários:

Geanete disse...

Nossa! é preciso muito treino e muito vinho!!!

Priscila Cibele Gonzalez disse...

Pois é !
E esse é só primeiro capítulo !

Mas tomar uma tacinha vez por outra, para degustar faz até bem ! :)

bjs,
Pri.