quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Caminhos e Escolhas

Queridos amigos,

É interessante notar e analisar os caminhos que percorremos ao longo da vida.

Muitas vezes somos levados a pensar que fomos vítimas das circunstâncias, e isso traz um certo conforto e por que não dizer, alívio da consciência.. afinal se somos as vítimas, não temos responsabilidade sobre as consequências não é mesmo ?

Ledo engano !

É fato que tudo o que vivemos hoje é tão somente as consequências de nossas escolhas de ontem. E pensar isso, traz um certo desespero, afinal, isso nos faz plenamente responsáveis por nossas conquistas e nossas perdas futuras ! Não poderemos mais culpar o governo, aos pais, a sociedade, a falta de emprego, a falta de dinheiro, a falta de saúde, os filhos, a esposa, o marido, etc.

Não teremos mais o outro para colocar a culpa a não ser o próprio espelho. E isso é assustador !

Mas o maior desafio não está em enfrentar essa verdade, mas em como lidar com ela ! Pois facilmente constatamos que não sabemos escolher, não sabemos sequer o que de fato queremos ! E não sabemos analisar as consequências de nossas escolhas.

Ficamos tão presos no óbvio, na opinião dos outros, no aparentemente lógico, e deixamos de exercitar "o olhar", tanto o olhar interno quanto o externo, ou seja, a capacidade de ver mais adiante e a capacidade de sentir nossos anseios e vontades puras.

Essa limitação nos fez incapazes de compreender a infinidade de possibilidades do cósmico, nos tornou medrosos e com isso uma enorme dificuldade em assumir riscos, confiar em sua intuição. O medo impede nosso aprendizado, pois aprendemos tanto com o sucesso quanto com o fracasso.

Mas, não podemos fracassar não é mesmo ? Isso é algo deplorável e inaceitável em nossa sociedade moderna, algo vergonhoso e digno de pena ! Com isso, nos tornamos reféns do medo de errar, medo de fracassar.

Ora, isso é um absurdo, para não dizer uma blasfêmia ! Como assim não se pode errar ou fracassar, se isso nada mais é do que parte do nosso crescimento ! Ter esse medo é duvidar da Prosperidade de Deus ! É pensar muito pequeno e achar que só se vive uma única vez.

Com o tempo, acertando e principalmente errando, aprendemos a determinar melhor nossas escolhas, a analisar melhor suas consequências, e nos tornamos cada vez mais donos de nossas vidas !

É necessário sim, sermos cada vez mais conscientes de nossas escolhas, trilharmos nosso caminho cientes das consequências, e isso nos tornará mais fortes e preparados.

Também é válido dizer que agir sem medir essas consequências apenas para provar a si mesmo que não tem medo de errar é tão leviano quanto não agir de forma alguma. Afinal os dois extremos é na verdade uma forma de prisão.

De um lado o medo e de outro a inconsequência... ambos impedem o crescimento e são funestas ao ser humano.

Aprendar a analisar as próprias escolhas é um exercício diário e constante, assim como assumir riscos, comemorar os acertos e saber olhar de frente para os erros.

É por esse aprendizado que muitos dizem, que vale mais a pena a caminhada do que a chegada !

Desejo a todos muita Luz para realizar suas escolhas, desde as mais banais até as mais imporantes da vida !

E.. boa caminhada ! !

Pri.

4 comentários:

Tiago Lavorato disse...

Quero ressaltar que é natural errar e é errando que crescemos.

Mas devemos realmente crescer, sabendo que persistir no erro não traz crescimento.

Muitos sabem que estão errados em suas escolhas e pensam "Errar faz parte do meu crescimento..." e então não se corrigem.

A correção do erro é que traz o crescimento.

Um forte abraço.
Tiago.

Anônimo disse...

todos os problemas que enfrentamos hoje, são parte das escolhas passadas, nem sempre das nossas escolhas...mas escolhas de nossos antepassados, da sociedade que não soube escolher os caminhos corretos....talvez se escolhessem melhor oque querem para seus filhos e netos, hoje teríamos mais empregos, mais saúde, mais oportunidades , enfim mais alegria e disposição de viver. E nessa luta constante, diária, onde a competição é desumana e cruel, um irmão passa por cima do outro como se isso fosse algo normal e a sociedade, ainda sem rumo, as vezes nem se dá conta das injustiças e do tipo de semente que está plantando para o futuro. Mas a justiça divina é mais forte e muita mais poderosa e é nela, somente nela que devemos confiar.

Jeferson´.´ disse...

GOStei mto do conteúdo desta última postagem.
Eu tomei a liberdade de colocar o link do seu blog no meu blog expressaototal.blogspot.com
e se souberes de mais Fr e Sr R+C, que tenham blogs e sites, ficaria mto grato se me indicasses.
Um fraternal abraço.

Victor T. disse...

Ola e um Bom Dia! ^^

Gostei muito da mensagem, é de minha fé que o rumo do nosso mundo (Físico e Social) depende das escolhas dos Homens, em sua esfera de ação.
Mas fugir em pensamento é sempre mais facil, infelizmente.

Acompanharei as coisas por aqui. ^~

Paz!

Victor T.